O E-LEARNING E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO MÉDICO NA FACULDADE DE MEDICINA EM FORTALEZA - UFC: ESTATÍSTICAS, DESAFIOS E RELEVÂNCIA

Autores

  • Mayko Jonathan de Souza Vasconcelos
  • SUZHYNEY RAPHAELLY LIMA SILVA
  • CAROLINA TEIXEIRA COSTA
  • FRANCISCO DAS CHAGAS MEDEIROS
  • VALÉRIA GOES FERREIRA PINHEIRO
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

Introdução: O e-learning, do inglês, eletronic-learning, consiste no uso de tecnologias digitais como instrumento pedagógico. Os primeiros relatos do seu emprego no ensino médico são do ano de 1992, mas, especialmente após os anos 2000, o uso de aparelhos digitais vem se tornando cada vez mais difundido dentro da formação médica. Do mesmo modo, crescem os estudos que comprovam sua eficácia e importância dentro do ensino médico, destacando tanto a flexibilidade, quanto a possibilidade de criar materiais de qualidade, duráveis e com custo relativo baixo. As mídias digitais como instrumento pedagógico ganham ainda mais importância neste cenário quando avaliamos o relacionamento íntimo que os estudantes e jovens médicos mantêm com celulares e computadores - que se reflete em altos índices de satisfação com abordagens que incluam estes aparelhos em seus processos de aprendizagem. O ensino médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, também está passando por esse processo de modernização, com alguns módulos já tendo incluído atividades nas estações virtuais de aprendizado como parte do seu currículo. Objetivo: Coletar e organizar dados sobre o quanto e como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas como material didático complementar na FAMED-UFC e quais os principais obstáculos para sua implementação. Métodos: Avaliação da grade curricular dos módulos da FAMED-UFC, aplicação de questionário semiestruturado com alunos e entrevista com coordenadores de módulo. Conclusão: Constatamos que menos de 20% dos módulos da graduação dispõem de instrumentos como fóruns, vídeo-aulas e avaliações online como parte do material didático. Dentre as principais queixas dos alunos está a falta de tempo para se dedicar a estas atividades. Falta de adesão dos alunos e dificuldades técnicas foram apontadas como os principais obstáculos pelos coordenadores. Contudo, a taxa de satisfação com o método é superior a 80%, em ambas as partes.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

VIII Encontro de istas de Apoio a Projetos da Graduação