O LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PRÁTICAS EPDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PELOS ESTUDANTES DO IEFES

Autores

  • Luana Nunes de Souza
  • CARLOS ÁTILA LIMA DOS SANTOS
  • EWERTON ALMEIDA SANTOS
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar as atividades realizadas pelo LEPPEF, ao longo do semestre de 2018.1, verificando se o conteúdo proposto, o intuito e a forma de apresentação foram atendidos, se o mediador foi eficiente, fatores relacionados ao estresse e a socialização. Realizamos o ‘’Formar-Cine’’, onde foi apresentado o documentário ‘’Ícaro’’ e ao fim tivemos um debate sobre seu principal assunto, o doping, por uma docente do IEFES. Realizamos duas oficinas, de ‘’Educação Física para gestantes’’ e outra de ‘’Adaptação ao meio líquido’’ e por fim, realizamos um jogo, que consistia em um tabuleiro humano com perguntas relacionadas a educação física em geral e ao instituto. Obtivemos um total de 87 participantes nas atividades, o estudo foi realizado com 25 deles. Para a obtenção dos resultados foi aplicado um questionário, com quatro possíveis respostas sobre cada tópico: ótimo, bom, regular e ruim, o conteúdo recebeu 88% da aprovação máxima da avaliação, seguido pela didática com 80% e 76% do alívio ao estresse acadêmico. Nosso ponto mais regular foi o fator da socialização dentro das nossas atividades, com 20% regular. Também foram mostradas formas de melhorar nossas atividades, onde recebemos indicações de filmes e temas para futuras oficinas. Dentre as oficinas, obtivemos uma igualdade de preferência entre ‘’adaptação ao meio líquido’’ e ‘’Formar-cine’’ com 36%, pelos assuntos abordados e os locais, ou seja, a piscina e uma sala confortável. Concluímos que nossas atividades estão atendendo nossos objetivos, compartilhando conhecimento sobre a área da educação física, de uma maneira que agrada a maioria dos participantes, buscando uma melhor vivência deles dentro da universidade. A partir dessa pesquisa poderemos tornar o semestre de 2018.2 melhor em relação as nossas atividades/ oficinas de maneira a atender mais diretamente a solicitação dos nossos participantes e melhorar a socialização.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

VIII Encontro de istas de Apoio a Projetos da Graduação