BELTING:A PEDAGOGIA DA TÉCNICA VOCAL PARA O CANTO EM TEATRO MUSICAL

Autores

  • Jamylle Vitoria Maia Fernandes
  • Catherine Furtado dos Santos

Resumo

Objetivo deste resumo é relatar as vivências em sala de aula entre os participantes do grupo de estudos em voz para teatro musical do Programa de Ensino Tutorial (PET) do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Ceará (UFC).Utilizando como base bibliográfica o livro Belting Contemporâneo (Marconi,2013) e a dissertação de mestrado Os desafios do canto Belting no teatro musical no Brasil (Cardoso,2017).A técnica de canto oriunda da escola dos teatros musicais americanos e ingleses chamada Belting foi introduzida no Brasil (2000) devido ao elevado número de títulos de musicais da Broadway traduzidos para o português.A definição mais antiga de Belting é uma voz com ressonância na região peitoral,atuando nas notas de registro médio com uma mudança na postura da laringe.Uma das principais dificuldades é que se assumimos a posição da voz de “peito” e cantamos no registro médio, pode ser prejudicial, e não é incomum vermos cantores de teatro e ópera abandonando suas carreiras por problemas vocais ao realizarem a técnica de forma errada.O próprio ensino de Belting em alguns contextos há compreensões equivocadas, e ainda não existe um consenso em relação a sua aplicação técnica.Por exemplo:nos homens, as vozes com Belting geralmente são parecidas com técnicas de canto clássicas ou “legítimas”, como “Bel Canto” ou “Speech Level Singing”.Há também nesta área específica do canto uma polêmica sobre o termo, pois o mesmo vem do verbo “to belt out”, que significa cantar de maneira forçada e gritada.Portanto no teatro musical, a palavra,o texto, vem primeiro e a voz aparece em segundo plano.Diante dessas particularidades, ressalta-se a importância de se conhecer mais sobre o estilo, pois a sua utilização de forma não profissional sem sistematização ou treinamento gera uma perda de potência,timbre e qualidade vocal.Para se cantar em Belting é necessária resistência física e muscular, alto controle respiratório e consciência de ajustes do trato vocal e da fonação.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

V Encontro de Programas de Educação Tutorial