AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ
Resumo
Este projeto tem como objetivo realizar um estudo das políticas públicas no Ceará por meio de uma análise, quantitativa e qualitativa, da produção discente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas – MAPP/UFC, notadamente a partir das 171 dissertações defendidas no período de 2005 a 2016. Trata-se de fomentar as pesquisas realizadas em avaliação de políticas públicas, envolvendo professores e alunos de graduação e pós-graduação, sendo que o estudo da produção do MAPP e seus resultados permitirá verificar, de forma comparativa, os impactos da implementação de políticas e programas de diferentes setores no Ceará, na última década. Para tanto, realizou-se, como atividades: leitura orientada de bibliografia básica concernente à avaliação de políticas públicas, em seus aspectos teóricos e metodológicos. levantamento da produção discente do MAPP (dissertações) por turmas; classificação das dissertações por setores e temas das políticas públicas e programas avaliados; leituras analíticas das dissertações, abordando dimensões políticas, teóricas e metodológicas; sistematização, organização e análise dos dados, com aportes comparativos, por setores, acercadas avaliações de políticas públicas e programas no Ceará, realizadas no MAPP, estudadas. Como resultados, a primeira fase do projeto dedicou-se ao estudo de 25 dissertações de programas e políticas de educação básica no Ceará, a partir de em seis dimensões: (i) objetivos e pressupostos das avaliações analisadas; (ii) seus marcos teóricos; (iii) as categorias analíticas específicas às políticas avaliadas; (iv) metodologias utilizadas; (v) resultados alcançados e produção de indicadores; (vi) o lugar epistemológico do avaliador.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
III Encontro de Iniciação Acadêmica
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