CATALOGAÇÃO DAS ESPÉCIES VEGETAIS CULTIVADAS NO BORBOLETÁRIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Antonio do Nascimento Silva
  • NIEDJA GOYANNA GOMES GONCALVES
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

Criado em 2006, o Borboletário Didático da Universidade Federal do Ceará (UFC) existe com o principal objetivo de desenvolver a educação ambiental, possibilitar que discentes executem atividades de ensino, pesquisa e extensão, permitir o acesso de outros órgãos como escolas e creches e, também, de qualquer pessoa que deseje conhecer o espaço, além da importante ação de promover a criação, manutenção/conservação e reprodução de espécies de borboletas desta e de outras regiões. Pertencente a Ordem Lepidoptera, as borboletas apresentam quatro fases em seu ciclo de vida. Após o acasalamento as fêmeas põem os ovos em folhas de plantas hospedeiras, que ao eclodirem as larvas(lagartas) essas irão alimentar-se, incessantemente, dessas folhas até alcançarem seu último instar larval, deixando de se alimentar e formando as pupas (ou crisálidas), momento no qual, internamente e lentamente as lagartas vão se tornando borboletas, última fase da metamorfose, na qual essas alimentar-se-ão de néctar das flores e/ou de frutas fermentadas. Daí a importância de se conhecer e identificar as espécies vegetais a serem cultivadas no Borboletário, sabendo o quão são necessárias para cada uma das espécies lepidópteras se desenvolverem. Assim, esse trabalho teve como principal objetivo, catalogar as espécies vegetais cultivadas no Borboletário Didático, classificando-as como hospedeiras, por exemplo: ciúme (Calotropis procera); maracujá (Passiflora edulis); limoeiro e laranjeira (Citrus sp.); papo de peru (Aristolochia gigantea) etc.; ou nectíferas: flamboyant mirim (Caesalpinia pulcherrima); mini lacre (Ixora coccínea); penta (Penta lanceolata), dentre outras, bem como, apresentar informações botânicas necessárias ao cultivo, propagação e manutenção de cada espécie vegetal. Espera-se com esse trabalho contribuir, facilitar e melhorar as atividades desenvolvidas no Borboletário quanto ao cultivo das plantas e criação e manutenção das espécies lepidópteras.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação Acadêmica