ESPIRAL DE ERVAS, UM ÓTIMO DESIGN PARA ENTENDER A PERMACULTURA
Resumo
A espiral é um padrão muito encontrado na natureza. Ela está presente na concha do caracol, nas galáxias e em muitos outros exemplos. Dessa forma, a espiral reúne diversas funções naturais em um único elemento, o que torna esse padrão bastante produtivo e eficiente. Este trabalho teve por objetivo estudar a espiral de ervas como um grande exemplo da importância da utilização de padrões naturais dentro da Permacultura, permitindo uma integração dos membros e visitantes do Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura – GEPPe, da Universidade Federal do Ceará, com a natureza e, assim, propagar ambientes humanos mais sustentáveis, equilibrados e em harmonia com o planeta. Este trabalho teve sua base desenvolvida através de pesquisas em livros dos autores Bill Mollison e David Holmgren, os quais são os criadores da Permacultura, e por atividade prática realizada na área experimental do Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura – GEPPe, localizado no Campus do Pici, próximo a estação meteorológica. Ao criar canteiros utilizando o formato espiralado foi possível compreender que esse tipo de padrão estabelece diversos microclimas, pois as diferentes alturas da espiral obtidas ao longo de seu perfil respeitam as distintas necessidades de água, luz e nutrientes de cada planta, sendo uma excelente maneira para começar a entender a Permacultura, além de ter se mostrado um local ideal para o cultivo de ervas culinárias básicas ou medicinais, tornando-se um excelente elemento para estar presente em hortas domésticas e urbanas. Ela pode ser feita com vários tipos de material (tijolos, pedras, seixos, madeira, troncos e até garrafas de vidro vazias) e ocupa pouco espaço, horizontalmente. As plantas podem ser arranjar de acordo com seu tempo de crescimento e tamanho que podem atingir. Assim, é possível aproveitar melhor o espaço no solo e o espaço aéreo, além do adubo e da irrigação e, ainda, o tipo de horta possibilita uma colheita de frutos relativamente diversos.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
III Encontro de Iniciação Acadêmica
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