FATORES IMPACTANTES DA EVASÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFC

Autores

  • Pedro Brito de Oliveira
  • PRISCILA DE FIGUEIREDO BARROS
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Este trabalho tem por finalidade identificar e levantar dados a respeito da evasão de alunos dos cursos de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. No IEFES são oferecidos 4 cursos de educação física, sendo 02 de licenciatura e 02 de bacharelado, nos turnos diurno e noturno. Trabalhos anteriores já levantaram e apontaram uma taxa de evasão de alunos expressiva em semestres anteriores, este portanto visa levantar e discutir os dados de evasão referentes aos semestres de 2016.2. a 2018.1, visando com isso a possibilidade de ter informações para contribuir com ações que possam diminuir esta taxa de abandono. Para a realização do estudo a opção será pela abordagem qualitativa, que consistirá no levantamento dados sobre o número de evasões e motivos da evasão nos semestres pesquisados, aplicação de questionários com alunos do curso sobre evasão, pesquisa com ex-alunos para saber se houve algum retorno ao curso de algum aluno evadido em semestres anteriores. Desse modo apresentamos como objetivo: Identificar o número de alunos evadidos nos quatro cursos oferecidos no IEFES nos semestres de 2016.2 a 2018.1, identificar os motivos que influenciaram a evasão, identificar se houve aumento ou diminuição na taxa de evasão em relação aos semestres anteriores. Temos o entendimento de que este trabalho, além de ser um importante estudo no âmbito da educação para estudar e verificar aspectos de evasão no nível superior, também pode contribuir ao fomentar atividades que possam diminuir a evasão nestes cursos, além de levantar aspectos e informações norteadoras para a compreensão da questão da evasão em outros cursos, escolas e ambientes de ensino e aprendizagem.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação Acadêmica