MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DA CÉLULA.
Resumo
A disciplina de biologia da célula no ensino acadêmico apresenta alguns obstáculos tanto nas formas de ensino quanto na qualidade do aprendizado dos estudantes, pois trata de conceitos e processos, muitas vezes abstratos, complexos e de difícil compreensão. Logo, reter e assimilar de forma significativa os conteúdos abordados em salas de aula requer bastante esforço e dedicação dos estudantes. O aprendizado significativo se trata do aprendizado em si e das várias formas pelas quais chegamos a ele. O psicólogo da educação David Ausubel nas décadas de 60 e 70, desenvolveu e publicou pesquisas a respeito da cognição e elaborou a sua teoria sobre Aprendizagem Significativa. Uma das formas de proporcionar e avaliar a Aprendizagem Significativa é a construção de Mapas Conceituais, ferramenta que relaciona ideias em uma linha de raciocínio lógico. Este método foi criado pelo cientista da educação Joseph Novak, na década de 70. Logo, considerando as teorias de Ausubel e Novak, com a intenção de promover uma estratégia de ensino facilitadora e didática, propomos a construção de Mapas Conceituais sobre metabolismo e estrutura de organelas das células animal e vegetal, para a turma do primeiro semestre (2018.1), do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Aplicamos questionários Pré e Pós a construção dos Mapas Conceituais, para identificar o nível de aprendizado dos alunos quanto ao tema abordado. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo. No geral, os estudantes apresentaram melhoras significativas no nível de aprendizado, após a construção dos Mapas Conceituais. A participação e empenho dos estudantes foi fundamental para a eficiência deste método. A partir dos nossos resultados podemos apontar a capacidade da construção de Mapas Conceituais como uma forma eficaz de promover e avaliar a Aprendizagem Significativa.Downloads
Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
III Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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