MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE INGRESSANTES DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM RELAÇÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO.

Autores

  • Priscila de Figueiredo Barros
  • PEDRO BRITO DE OLIVEIRA
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O LEPPEF é um laboratório de estudos e práticas pedagógicas da Educação Física que realiza atividades e oficinas para os alunos do presente curso, com a finalidade de ajudá-los com ás dúvidas acerca do curso, proporcionar vivências entre os cursos bacharelado e licenciatura entre outras atividades. O projeto Inter-ações na perspectiva do Formar- Ser, vinculado ao LEPPEF nos permitiu coletar informações sobre a motivação e a expectativa dos alunos a cerca do curso de Educação Física. As informações coletadas foram de 45 alunos do semestre 2018.2, que relataram através de uma intervenção realizada na disciplina de introdução a Universidade e ao Curso. As respostas sobre a motivação de escolha do curso foi separado em categorias de: a) esportes b) saúde, c) estética, d) esporte e saúde, e) outros. O resultado mostrou que 42,2% dos alunos escolheram por gostar de esportes; 24,4% por o curso pertencer á área da saúde e terem afinidade com os esportes; 13,3% por questões de segunda opção de curso, incentivo de professores, familiares e gosto por atividades físicas; 11,1% por gostar da área da saúde e 8,8% por questões estéticas como fisiculturismo. Com isso verificamos que os esportes ainda é a principal motivação para a escolha do curso. Quanto às expectativas, foram separadas em: a) aprimorar os conhecimentos, b) capacitação, c) mercado de trabalho, d) área de atuação e e) outros. O resultado mostrou que 35,5% dos alunos espera aprimorar o conhecimento com o curso; 28,8% espera terminar o curso capacitado para o trabalho; 20% ter uma qualidade de vida, vivências e experiências que possam lhe ajudar na formação; 11,1% espera encontrar uma área de atuação e 4,4% terem um mercado de trabalho. Concluímos então que o esporte foi o principal motivo, visto que proporcionam vivências, interação social e uma qualidade de vida para os praticantes e possuir o conhecimento apropriado é um fator importante para a formação profissional.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação Acadêmica