O ENSINO DA TEORIA MUSICAL ELEMENTAR COMO REFORÇO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DAS EXTENSÕES DE CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO MÚSICA PARA TODOS.

Autores

  • Mario Anderson Nunes de Castro
  • LIU MAN YING
  • Liu Man Ying

Resumo

O presente resumo tem como objetivo relatar, através da experiência docente na Universidade Federal do Ceará, a pratica do ensino da teoria musical para iniciantes no projeto Música Para Todos visando oferecer aos alunos das extensões de violino e viola, além de outros naipes um maior aproveitamento no estudo de seus instrumentos na mesma universidade. As aulas ministradas no ICA têm por finalidade fornecer bases teóricas às pessoas da comunidade ou da academia, para que aumentem sua fluência em leitura de partituras, noções de harmonia, conhecer um pouco da história da música e também tomar conhecimento de outros métodos, aumentando a autonomia e eficácia no aprendizado dos alunos. São ministradas aulas de história da música e solfejo, além da parte de percepção e apreciação musical. Para fins de embasamento foram utilizados os seguintes referidos teóricos: Bondia (2002), Paz (2000), Silvino (2007) que apontam aspectos fundamentais tais como: história e metodologia a respeito do ensino da música. Além de mostrar caminhos traçados por grandes educadores na ótica pedagógica. Trata-se de um relato de experiência, e tem como lócus especifico a UFC e suas praticas de ensino de teoria musical, além de proporcionarem aos alunos da graduação em Música uma experiência completa e satisfatória, tendo contato com a docência na universidade logo cedo, Além disso, o curso visa preparar os alunos para se matricularem nas disciplinas de Violino e Viola, prática de conjunto de cordas friccionadas, Percepção e Solfejo I, Canto Coral I, História da Música, para que possam dar continuidade ao seu desenvolvimento no estudos, e na inserção do conhecimento teórico e pratico formal.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação Acadêmica