REGISTRO DE UMA NIDIFICAÇÃO DE TARTARUGA MARINHA NA PRAIA DO CUMBUCO - CAUCAIA (CE)
Resumo
Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes, cinco ocorrem no Brasil, incluindo o litoral do Ceará. Infelizmente todas se encontram ameaçadas de extinção, segundo a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e no Brasil, segundo a Lista Oficial de Animais Ameaçados de Extinção do IBAMA. As principais ameaças que influenciam nesse processo são a iluminação artificial, o sombreamento dos ninhos, trânsito de veículos, coleta dos ovos, captura incidental e poluição. Desta forma, o Projeto Interpesca/UFC realiza diversas ações com o intuito de preservar essas espécies e o ambiente em que estão inseridas. O objetivo deste trabalho foi descrever as características da ninhada de uma tartaruga marinha localizada na Praia do Cumbuco, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O ninho foi localizado em 30/05/2018 próximo a uma barraca de grande movimento por uma equipe da prefeitura de Caucaia que realizava a instalação de uma estação do Projeto Praia Acessível. Os membros do Projeto Interpesca foram notificados e, em seguida, o ninho foi marcado e monitorado por 75 dias. O ninho foi aberto no dia 15/08/2018 para coleta das variáveis biológicas. Para análise da ninhada, os dados coletados foram duração da incubação, número de ovos, sucesso de eclosão, número de natimortos e número de ovos não eclodidos. Foram registrados 44 ovos eclodidos e 126 não eclodidos, apresentando uma taxa de eclosão de 25%. A baixa eclosão ocorreu, possivelmente, em virtude do manejo inadequado do ninho, pois a maneira como os ovos estavam dispostos revela que houve alguma remoção, além do local ser de grande movimentação. Os monitoramentos dos ninhos são fundamentais para a elaboração de medidas de proteção. Portanto, a conservação dos locais de nidificação é essencial para a preservação das espécies de tartarugas marinhas.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
III Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.