TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: UM CAMINHO PARA A MUDANÇA

Autores

  • Amauri da Silva Barbosa
  • CAROLINA ALVES RIBEIRO
  • CAROLINA FEITOSA BOMFIM
  • MARCOS VINICIUS ALVES DA SILVA
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever os tipos de equipamentos digitais utilizados na docência com base em artigos de eventos científicos de 2017 e 2018. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são pouco utilizadas no contexto da docência, mas diante da transformação social decorrente da inserção das tecnologias no cotidiano das pessoas, deveriam estar mais integradas, com o intuito de auxiliar no processo de ensino, aprendizagem e avaliação de licenciandos. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, buscando-se artigos que relacionam TDICs e docência nos Eventos ANPED e CietENPED. Para evidenciar esse aspecto foram selecionados 4 artigos abordando formas diferentes em que as TDICs foram usadas na docência. O primeiro texto, faz um estudo a respeito do uso de aplicativos para smartphones nas aulas de Química e um comparativo entre esses recursos com temáticas da química e não específicos desta disciplina. Já o segundo texto levanta a discussão sobre o fato de que as tecnologias digitais estão ganhando cada vez mais espaço no universo da docência. Portanto, no futuro, ser “analfabeto digital” pode ser algo negativo. Por sua vez, o terceiro artigo relata a experiência de um professor que utilizou memes e redes sociais em sala de aula para estimular os alunos a aprenderem os conteúdos de História. Por fim, o quarto artigo relaciona a importância do uso das TDICs para o ensino dos impactos climáticos e tecnologias utilizadas para monitoramento do clima. Os artigos mostram que podem ser utilizados diferentes tipos de recursos tecnológicos no ato da docência. Os recursos digitais citados nos artigos foram: teleconferências, e-mail, internet, smartphones, aplicativos e redes sociais. Os resultados encontrados podem basear futuros estudos sobre a relação entre TDICs e Docência em diferentes áreas do conhecimento.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação Acadêmica