USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

  • Carolina Feitosa Bonfim
  • AMAURI DA SILVA BARBOSA
  • CAROLINA ALVES RIBEIRO
  • MARCOS VINÍCIUS ALVES DA SILVA
  • Luciana de Lima

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever a situação de demanda do uso de Tecnologias Digitais na prática docente, com base em trabalhos de teses e dissertações desenvolvidos em universidades brasileiras. Diante do contexto social de expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no cotidiano, urge cada vez mais a necessidade da inserção desses mecanismos nas escolas, e por consequência, o dever de formar professores capacitados para tal. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando-se teses e dissertações através dos acervos das bibliotecas virtuais de universidades brasileiras, onde dois trabalhos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram elegidos. A tese “INOVAÇÃO EDUCACIONAL DE BASE TECNOLÓGICA: A PRÁTICA DOCENTE APOIADA EM TECNOLOGIAS EMERGENTES” versa sobre a necessidade, a efetividade e os obstáculos da inserção das tecnologias nas escolas, abordando aspectos como o treinamento de profissionais que saibam inserir as TDCs na sala de aula e as políticas de incentivo a essas práticas. A dissertação intitulada “PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO: DEMANDAS, SABERES E IMPACTOS” comenta o processo de letramento digital dos professores em formação, e os métodos utilizados para que esses tornem-se aptos à aplicação dos recursos tecnológicos em sua prática docente. A análise dos dois textos permitiu concluir que a demanda da implantação das Tecnologias Digitais dentro do ensino nas escolas e na formação docente é proporcional à disseminação dessas na sociedade como um todo, e, portanto, cresce a cada dia. Mesmo diante desse fato ainda são muitos os obstáculos que impedem e retardam o avanço da integração entre docência e tecnologia, inclusive a precária formação de professores capazes de efetuar esse trabalho.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação Acadêmica