A MUSICOTERAPIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA ESCOLA SANTOS DUMOND

Autores

  • Luiz Carlos BelizÀrio Filho
  • Liu Man Ying

Resumo

O ensino de Música recorrentemente é precedido pelo processo de musicalização de crianças, jovens e adultos. Porém, carece de metodologias para sua utilização com pessoas deficientes. Mediante a necessidade de atendimentos e a falta de políticas educacionais para pessoas deficientes, em especial no ensino de música, a Escola Santos Dumont em parceria com o curso de Música da Universidade Federal do Ceará, decidiu implantar os atendimentos Musicoterapia como recurso terapêutico e pedagógico. Entendemos como relevante nossa vinculação, através do Estagio supervisionado I do curso de Música da Universidade Federal do Ceará, para a iniciação musical, destinado a crianças deficientes. As atividades de Musicoterapia acontecem uma vez por semana na Escola Santos Dumond na Sala de Atendimento Educacional Especializado, destinado a 08 crianças deficientes (microcefalia, baixa visão, TDH). A partir de uma revisão de literatura, identificamos que Kenneth Brucia (2017) e Barcelos (1992) são pertinentes para nos ajudar a relacionar a musicoterapia no processo de aprendizagem musical. Tendo essa pesquisa bibliográfica como referência, passamos a uma pesquisa participante, a partir da qual procuramos refletir e apresentar os pontos de convergência entre as técnicas musico-terapêuticas e a Educação Musical, em especial na atuação com pessoas deficientes. Como resultado percebemos que a musicoterapia possui técnicas e procedimentos próprios que podem servir como apoio pedagógico ao professor de música em sala de aula. As experiências musicoterápicas de improvisação musical, recriação musical e audição musical podem favorecer o alcance de maior fluência na linguagem musical, na sua expressão e execução. É notório a satisfação dos pais, desses alunos, no processo de desenvolvimento musical e cognitivo dos mesmos. Esperamos que ao final do projeto e como resultado possamos apresentar um concerto, como vivência exitosa desse projeto de extensão.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XII Encontro de Práticas Docentes / VI Seminário Institucional de Iniciação à Docência