ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE CULTURA E MÍDIA

Autores

  • Carlos Robson Souza da Silva
  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira
  • Jefferson Veras Nunes

Resumo

O Estágio em Docência é uma disciplina que aborda a elaboração e execução de plano de intervenção pedagógica em uma disciplina de graduação. O presente trabalha trata-se de um relato das experiências vividas durante o Estágio em Docência do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, realizado no período de 2018.2 na disciplina de Cultura e Mídia do Curso de Biblioteconomia. A disciplina de Cultura e Mídia tem como objetivo estudar os elementos definidores da cultura, e a oposição natureza/cultura, os pressupostos antropológicos, etnológicos e etnográficos, cultura, mídia e processos míticos, a construção simbólica de poder e a violência dos símbolos sociais, dentre outras temáticas. A metodologia da disciplina foi, dessa forma, organizada em três momentos: 1 - leitura e discussão de textos sobre Cultura e Mídia; 2 - divisão dos textos por grupos; 3 - Seminários de Cultura e Mídia. No primeiro momento, em que realizaram-se discussões coletivas junto aos alunos sobre as temática de Antropologia, Etnografia, Cultura, Mídia, Feminismo, os alunos foram convidados a participar de três intervenções: indexação de artigos, roda de conversa sobre feminismos e análise das grafias resultantes das Ocupações Estudantis de 2015 com base na literatura. No segundo momento, os alunos se dividiram para trazer discussões sobre as temáticas: Gênero, Religião, Política, Cidade e Arte. E no terceiro momento, sob as mesmas temáticas, realizou-se os Seminários de Cultura e Mídia, com a participação de palestrantes convidados. O Estágio trouxe a possibilidade de se refletir sobre a prática profissional da docência em Biblioteconomia e Ciência da Informação e da necessidade de que essa prática seja embasada em metodologias ativas para a inclusão do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior