PERCEPÇÃO DISCENTE NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA SOBRE UMA METODOLOGIA ATIVA BASEADA NO ESPIRAL CONSTRUTIVISTA

Autores

  • Samia JÉssica da Silva Tavares
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: Práticas onde o discente assume uma postura ativa e torna-se um dos responsáveis pelo desenvolvimento de sua mestria é cada vez mais encorajada. A espiral construtivista é uma metodologia problematizadora que estimula a autonomia do aluno sobre o seu processo de aprendizagem a partir de suas experiências. Objetivo: Aplicar uma metodologia ativa de ensino baseada no espiral construtivista na disciplina de Farmacologia do curso de Odontologia. Metodologia: De forma lúdica, foram apresentados casos envolvendo o metabolismo do álcool e a excreção de fármacos na lactação. Os alunos foram divididos em 3 grupos e a partir de conhecimentos prévios e busca ativa, identificaram o problema, formularam explicações e elaboraram questionamentos para discussão entre os grupos. Ao final foi aplicado um questionário avaliativo sobre a metodologia empregada, desempenho dos envolvidos e autoavaliação. Resultados: Dos 28 alunos (82% da turma), 97% assumiram que participam prontamente das atividades propostas em sala de aula, embora 14% não prefiram trabalhos em equipe. A maioria já buscou tirar dúvidas com os professores, enquanto 11% nunca o fizeram. Entretanto, apenas 7% dos discentes buscam estudar previamente os conteúdos das aulas. Quanto à metodologia, 100% dos alunos avaliaram-na como importante para maior integração entre aluno e professor e a consequente estimulação do pensamento crítico. De fato, cerca de 93% dos alunos consideraram que tal metodologia facilitou a aprendizagem em comparação às aulas expositivas tradicionais, favorecendo maior interação entre a teoria e a prática (96%), e autonomia na execução das ações (82%). Em relação a participação dos envolvidos 93% dos alunos consideraram entre ótimo e bom o desempenho dos colegas e professor. Conclusão: A metodologia contribuiu significantemente para o aprendizado do tema e através do trabalho em equipe os alunos foram capazes de desconstruir paradigmas e construir novos significados acerca da temática.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior