A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NO CURSO TÉCNICO E SUAS APLICAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Rafael Wendell Barros Forte da Silva
  • Vitória Oliveira dos Santos
  • Matheus William Menezes Farias
  • José Anderson do Nascimento Brandão
  • Luis Diego da Silva

Resumo

A falta de uso de softwares em sala de aula, a exemplo do programa DataGeosis, tem como consequência um aluno e futuro responsável técnico despreparado para a realidade que o espera, em relação a situações que o próprio indivíduo irá se deparar ao desempenhar sua função dentro do ambiente de trabalho. Segundo Yankee (2015) a estruturação do conhecimento obtido, não obedece a uma forma padrão, mas pode-se dizer que há uma estruturação feita deste tipo de conhecimento, simplesmente na mente do indivíduo que pratica. O conhecimento de programas dará ao técnico no seu dia a dia como profissional, suporte, garantindo-o um melhor desempenho em seus resultados e a falta de conhecimento de tais programas acarretará em uma dificuldade nas aplicações desse tipo de ferramentas por conta de antes não ter praticado, mas por não ter praticado não se anula a necessidade do uso delas. Com base neste entendimento, este artigo tem como objetivo principal, por meio da simulação de um projeto viário, com o auxílio do software DataGeosis, conscientizar e enfatizar a todos que a utilização dos meios tecnológicos que existem a favor do aluno na prática em sala é tão importante e essencial quanto à teoria dada dos conteúdos da ementa do curso, com obrigatoriedade para a formação do técnico dando ao mesmo a segurança de não ser surpeendido com situações adversas do que vivenciou em aula. Ademais, podemos concluir que o estudante que aplica a teoria e exercita o conhecimento adquirido através de meios que a tecnologia oferece, de acordo com a área específica do curso técnico, terá uma perfomance em campo melhor do que aquele que não tem prática.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.