A RELAÇÃO QUE LICENCIANDOS ESTABELECEM ENTRE OS CONCEITOS DE DOCÊNCIA E DE TECNODOCÊNCIA A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Luciana de Lima
  • Robson Carlos Loureiro
  • Danielle Gonzaga da Silva
  • Juliana Paulino Azevedo
  • Ivo Fernandes Tavares

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos da Universidade Federal do Ceará (UFC) relacionam os conceitos de docência e de tecnodocência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) em contexto interdisciplinar. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como problemas centrais na formação de professores, a pesquisa qualitativa, caracterizada como Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise seis grupos interdisciplinares formados por licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência ofertada em 2018.2. A pesquisa ocorre no Laboratório de Tecnodocência e se subdivide em três etapas. Na primeira, são preparados os instrumentos de coleta e análise de dados, bem como os equipamentos digitais. Na segunda, é realizada a coleta de dados em três fases: verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos sobre docência e tecnodocência, investigação da relação entre os conceitos de docência e de tecnodocência por meio do desenvolvimento de MADEs em contexto interdisciplinar e verificação dos conhecimentos a posteriori dos licenciandos sobre docência e tecnodocência. Na terceira, é realizada a análise por meio da triangulação metodológica dos dados coletados e da Análise Textual Discursiva utilizando-se dois focos: tecnologia digital e construcionismo. Os licenciandos não fazem uso do termo tecnologia ao definir docência; porém, ao definir tecnodocência utilizam termos de múltiplas significações. Com o desenvolvimento dos MADEs, inserem o termo tecnologia de forma mais ordenada para ambas as definições. A ideia de desenvolvimento autoral se apresenta particularizada para ambos os conceitos. A minoria pensa de acordo com a definição de construcionismo. Esse pensamento pouco se modifica no decorrer da disciplina, mesmo diante da vivência com o desenvolvimento dos MADEs.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.