AVALIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: FOCO NOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Glicielle Bezerra de Queiroz
  • Roselane Gomes Bezerra

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) na Universidade Federal do Ceará com foco nos servidores técnico-administrativos em educação (TAE). A relevância desta temática surge diante da adoção do modelo gerencial pela Administração Pública brasileira, que passou a considerar o aperfeiçoamento de servidores para a melhoria da prestação de serviços à sociedade. A escolha da Universidade Federal do Ceará (UFC) justifica-se pela posição de destaque alcançada pela instituição. O estudo traz como categorias de análise o Estado gerencial e a gestão estratégica de pessoas de pessoas no serviço público. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se uma abordagem qualitativa com aportes quantitativos, de caráter exploratório e descritivo, cuja perspectiva metodológica de avaliação alinha-se ao modelo experiencial proposto por Lejano (2012). Para coleta e análise dos dados foi utilizada a triangulação de métodos para a compreensão do fenômeno estudado a partir de múltiplas dimensões. Para atender aos objetivos específicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de analisar a PNDP e o PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação), além de entrevistas semiestruturadas com o responsável pela implementação da política na UFC e com os servidores TAE sobre sua experiência com a política na instituição. A apreciação dos dados utiliza como métodos a análise de conteúdo e a análise do discurso. Os resultados parciais revelam que a implementação da PNDP na UFC precisa de ajustes tanto no sentido de direcionar como no sentido de avaliar o retorno que as ações de desenvolvimento trazem para a prática profissional do servidor. A existência de retribuições financeiras previstas no PCCTAE constitui elemento capaz de motivar o desenvolvimento dos servidores, o que atinge os objetivos da PNDP, embora o engessamento das estruturas possa dificultar sua ascensão profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.