GOVERNANÇA CORPORATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA NECESSIDADE INSTITUCIONAL

Autores

  • Luis de Franca Camboim Neto
  • Luís Antônio Rabelo Cunha
  • João William Brandão Aguiar
  • Francisco Brandão Aguiar

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão se defrontando com uma nova realidade de mercado, exigindo cada vez mais novos modelos de gestão. Para promover esta mudança, é necessário abandonar o modelo familiar de gestão, em que há muita emotividade nas decisões, adotando um posicionamento estratégico que prevaleçam a transparência, a equidade e o cumprimento das normas com ética. No campo das diferenças entre IES e as empresas, destacamos as que dizem respeitam à natureza e à avaliação de seus objetivos e ao foco de sua eficiência ou produtividade. O modelo de gestão institucional, incluindo organograma funcional, descrição das funções e formas de acesso a cada cargo, bem como a composição e atribuições dos órgãos colegiados acadêmicos é exigência do Ministério de Educação. Nesse contexto, o presente estudo visa introduzir uma nova vertente para a atuação da governança corporativa nas IES. A governança corporativa proporciona o alinhamento de ideias e estratégias entre o administrador do negócio e o dono, ou mantenedor do mesmo. Sendo assim, a linha de atuação deste estudo focou em cenários a partir da percepção de um mercado ainda instável, que vem apresentado crescimento e valores de faturamento expressivos. E que as instituições de ensino superior brasileiras são levadas a se adequar às exigências do mercado, favorecendo mudanças nas tradicionais estruturas e suas antigas e conhecidas práticas gerenciais. Concluímos que a ausência de uma gestão profissional na grande maioria das IES, no que diz respeito ao processo decisório, a burocracia interna, o corporativismo, a qualidade docente e discente, aliada a administrações amadoras, não possibilita aprendizagem mediante processo de ensaios e erros. E ainda, fortalecemos que o desafio maior na Governança Corporativa será gerar cultura favorável a sua implementação nas IES, em especial a adoção de boas práticas gerencias e de mercado que garantam a sua sobrevivência nos mercados, considerando ações economicamente

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.