PERFIL SOCIOECONÔMICO E ACADÊMICO DOS ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM 2018

Autores

  • Priscila Goncalves Marinho
  • Teresinha Oliveira Barbosa
  • Ana Flor de Alcântara
  • Barbara Rebeca de Sousa Rodrigues
  • Beatriz Carvalho Farias do Nascimento
  • Marcia Regina Mariano de Sousa Arao

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a construção do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes inseridos na Bolsa de Iniciação Acadêmica da UFC no ano de 2018. Para a realização deste estudo, aplicamos o questionário eletrônico junto aos bolsistas por meio de formulário eletrônico.A análise das questões  foram divididas em perfis: social, econômico e acadêmico. No que tange à utilização da biblioteca, 64,2% usavam frequentemente para estudos relacionados ao curso. Sobre as refeições realizadas na universidade 94,2% dos alunos bolsistas faziam suas refeições frequentemente no Restaurante Universitário. Houve também a diminuição de 5,4% da participação feminina e um aumento de 6,4% de homens que participaram do programa. Também verificamos que houve um aumento de 3% de bolsistas que realizaram o seu ensino médio exclusivamente em escola pública. A pesquisa igualmente apontou dados sobre a raça, cor ou etnia dos estudantes bolsistas, a qual mostrou que um total de 62,6% se consideravam pardos; 21,6% branca; 11,3% preta; 2,5% amarela e 2% outras. Quanto à orientação sexual dos estudantes bolsistas, 71,3% deles se consideravam heterossexuais; 10,6% homossexuais; 17,1 bissexuais e 1% outras orientações. Dos 310 estudantes que responderam o questionário, 250 deles utilizavam o transporte público como principal meio de transporte para a universidade e 60 utilizavam outras formas.O perfil socioeconômico é um importante aliado para que se tenha a possibilidade de conhecer a realidade de cada usuário, de modo que a intervenção aconteça com equidade e justiça social, assegurando a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais.Assim sendo, é da natureza do trabalho do assistente social incentivar, acompanhar e promover o desenvolvimento do estudante em toda sua trajetória acadêmica, fortalecendo o o vínculo institucional do estudante pelas condições de acesso, permanência, e qualidade de vida.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.