PERFIL DE VULNERABILIDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA
Resumo
O projeto Conexão para Estímulo Continuado e Tutoria Acadêmica ao Calouro -CONECTA Calouro– atua desde 2017 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará com o objetivo de acompanhar os índices e identificar os fatores que levam os alunos à evasão do curso, assim como os que os prejudicam em seu desempenho, além de traçar estratégias de apoio a permanência e realizar intervenções de suporte para os mesmos. Neste ano foram desenvolvidas as atividades: (1) Produção do Manual do Calouro, junto ao Centro Acadêmico XII de Maio; (2) busca ativa de estudantes estrangeiros para acompanhamento e orientação; (3) divulgação e tira dúvidas online e presencial sobre bolsas de assistência estudantil disponíveis no curso; (4) participação na Semana de Recepção de Calouros, junto ao CA, para apresentação e realização de dinâmicas; (5) debate junto ao CA e a PRAE sobre estratégias de suporte para alunos em vulnerabilidade socioeconômica; (6) intervenção no Setembro Amarelo sobre redes de apoio; Ademais, frente à mudança do perfil socioeconômico dos estudantes de medicina que frequentam a UFC após da implementação do sistema de cotas, mostrou-se necessária a identificação da nova conformação dos estudantes e como esta influencia no desempenho e permanência destes no curso. Foi realizada uma pesquisa para identificação do perfil de vulnerabilidade dos estudantes de medicina e detectou-se diversas dificuldades enfrentadas por eles, dos mais diversos semestres e cidades, relacionadas à falta de recursos financeiros para se manter no curso. Associado a isso, expõe-se a importância da existência e divulgação ampla dos programas de auxílio moradia, residência, emergencial e demais bolsas, que tornam-se cruciais para a permanência dos alunos na graduação. Assim, o projeto CONECTA Calouro necessita dar continuidade ao seu trabalho para que, junto aos alunos, possa empenhar-se em identificar, entender e, se possível, sanar as dificuldades que surgem no percurso universitáro.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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