POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EJA: PANORAMA ATUAL
Resumo
Nos últimos tempos, debater acerca de uma educação que de fato contemple todos os indivíduos tem se tornado cada vez mais urgente em nossa sociedade. Nesse cenário, os estudos revelam que muitas questões ainda precisam ser respondidas em torno das lutas por políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos, sobretudo para garantir uma educação eficaz. O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde tem por objetivo expor alguns principais desafios contemporâneos da EJA bem como apresentar propostas que contribuam com a mesma, e consequentemente, colaborar para a permanência dos alunos na continuidade dos estudos até a conclusão, reduzindo desta forma a evasão. Esse estudo busca refletir sobre as metodologias de ensino voltadas a estes jovens e adultos que demandam condições apropriadas de ensino, levando em consideração as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho. O trabalho se fundamentou em autores como Freire (2011), Gadotti (2012) e as principais legislações, fortalecendo ainda mais o estudo da educação como ato de conhecimento e de transformação social, tendo em vista a importância do respeito à identidade cultural. Assim, o trabalho aponta que é necessário que a política educacional do país seja ampliada, no sentido de avançar quanto a propostas que de fato possibilitem a igualdade na educação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.