ENSINANDO A VER POR MEIO DA REVISÃO
Resumo
Acreditamos ser o exercício de revisão uma estratégia produtiva e eficaz no percurso que o aluno tem a fazer para se apropriar das habilidades textuais, para uma boa produtividade no processo de construção do texto escrito. Pautados na proposta de Calkins (1989) segundo a qual, a partir das interações no grupo, “conferências de escrita”, o aluno aprende a revisitar seus pensamentos, a refletir sobre sua escrita e a indagar sobre ela, a reelaborar e tornar mais explícita e refinada sua proposta de compreensão. Assim esta pesquisa consiste em levar o aluno a refletir sobre o processo de criação do texto, refinando seus conhecimentos linguísticos, ao tomar em consideração, entre outras coisas, aspectos relativos ao modo de apresentação do discurso e a perspectiva do leitor. Dessa forma, pretendemos que a interação com a escrita permita aos alunos a elaboração e o refinamento do conhecimento existente a partir da análise da adequação, consistência e/ou inconsistência dos enunciados, bem como aspectos retóricos, com a finalidade de que para além de preocupações construtivas auxiliá-los em seu desenvolvimento da capacidade de produzir propostas de compreensão. A pesquisa consistiu em uma oficina de 10 h/a de revisão e reescrita de produção textual voltada para o ENEM. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Integral, localizada na cidade de Fortaleza, com alunos do 3° ano do Ensino Médio. Os resultados dessa experiência apontaram que os alunos podem aprender a tornar suas propostas de compreensão mais explícitas, desenvolvidas e produtivas a partir da criação de um contexto em sala de aula que promova essa construção. Sendo assim, concluímos, que por meio do trabalho com o processo de revisão contribuímos para a construção de um sujeito capaz de pensar de modo autônomo sobre sua escrita.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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