A INTRODUÇÃO DA SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA NO CICLO BÁSICO DA GRADUAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Renan Soares
  • Ruan Costa Gonçalves
  • Thiago André Gomes Costa Pereira
  • João Erivan Façanha Barreto
  • Mariana Lima Vale
  • Francisco de Assis Aquino Gondim

Resumo

Introdução: As Ligas Acadêmicas estão no programa de Extensão Universitária e funcionam em torno da extensão, pesquisa e ensino, objetivando a disseminação do conhecimento e o estímulo à curiosidade do aluno. Nesse contexto, no curso de Medicina, surgem as atividades de ensino que visam a introdução precoce da semiologia neurológica, abordada no Ciclo Clínico. Objetivos: Avaliar, no início da graduação médica, a importância da integração de conhecimentos básicos com a clínica e da introdução da semiologia neurológica no Ciclo Básico. Metodologia: Em 2 ocasiões em 2019, a Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga), participou do módulo de Sistema Nervoso, ministrando aulas acerca do exame dos pares de nervos cranianos. Foram 6 aulas de 50 minutos cada, expositivas e com uso de ferramentas visuais. Além disso, os alunos foram convidados a participar da demonstração. Um questionário foi entregue aos alunos, para a avaliação do impacto da atividade. Resultados: As respostas de 99 discentes evidenciaram a importância das aulas que integrem o conhecimento básico com a clínica e que introduzam a semiologia neurológica no Ciclo Básico. 98% dos discentes afirmaram que houve uma melhora do aprendizado do conteúdo e que a aula deve ser mantida no módulo. A facilitação do aprendizado em relação ao conteúdo (86%) e a possibilidade de o aluno vir a se interessar pela Neurologia (84%) foram as principais vantagens vistas. Ademais, um ponto destacado foi que atividades como essa mantém o interesse do discente pelo curso, dado que o Ciclo Básico é teórico. Conclusão: Desse modo, os discentes reconheceram a relevância das aulas que integram conhecimentos e que introduzam a semiologia neurológica precocemente, por favorecer o aprendizado e motivar o aluno no Ciclo Básico. Ressalta-se, o reconhecimento, por parte da coordenação da disciplina, da importância desse tipo de aula, promovido pela liga, em detrimento de aulas tradicionais, por mostrar alta eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão