CATEGORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS COLETADOS EM UMA LIMPEZA NA PRAIA DA TABUBA – CAUCAIA – CEARÁ – BRASIL
Resumo
O plástico é um polímero sintético de origem orgânica com grande maleabilidade, alta resistência, durabilidade e com baixo custo de produção. Suas principais propriedades fazem com que este material seja amplamente utilizado na sociedade moderna. As características deste produto tornam-se um grande perigo para o meio ambiente, principalmente para os animais marinhos incluindo as tartarugas. Este trabalho teve como objetivos categorizar os resíduos plásticos coletados em uma operação de limpeza de praia e gerar dados para futuras ações de conscientização ambiental. Os resíduos foram coletados na ação de limpeza de praia realizada no dia 01 de junho de 2019 em um trecho de 1km de extensão da praia da Tabuba. Doze voluntários fizeram a coleta manual dos resíduos plásticos durante duas horas e os mesmos foram acondicionados em sacos plásticos reforçados. Ao final do procedimento, uma subamostra (aproximadamente 15 kg) correspondente a 10% do total coletado, foi submetida a triagem macroscópica visual e dividida em 15 categorias. Foram contabilizados 528 objetos, de variadas cores e tamanhos, dos quais 11 por cento corresponderam a hastes de pirulitos e de cotonetes, 10 por cento a sacos plásticos e 9 por cento a canudos. Acredita-se que os resíduos plásticos encontrados naquele local tenham sido carregados pela a ação dos ventos e das correntes marítimas. Estudos anteriores correlacionam a morte de inúmeros animais marinhos ao descarte indevido de diversos materiais, especialmente os de origem plástica. Os resultados do presente trabalho demonstraram que houve coleta de grande diversidade de materiais plásticos que podem acarretar consequências nocivas à biota marinha. Com a categorização do principais itens coletados neste trabalho, poderemos focar as ações de educação ambiental nestes itens, informando a sociedade sobre os principais materiais encontrados e estimulando atitudes mais conscientes para o descarte destes materiais.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.