APRESENTAÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE ASSOCIADOS À EXPOSIÇÃO AO GLIFOSATO PARA ALUNOS DA DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA I
Resumo
Introdução: O glifosato, N-(fosfonometil)glicina, é o herbicida mais utilizado do mundo, e seu uso se dá pela sua elevada eficiência em eliminar as ervas daninhas na plantação. Apesar de ser citado como pouco tóxico, há evidências de efeitos prejudiciais ao ambiente bem como à saúde de humanos, que são expostos a resíduos desse herbicida em alimentos, tanto de origem vegetal como animal. Levando em consideração sua ampla utilização, torna-se importante conhecer a toxicidade dessa substância química. Ressalta-se que, embora seja muito usado, esse herbicida e os riscos que oferece são praticamente desconhecidos para a população em geral. Objetivo: Tornar conhecido o glifosato e informar sobre os riscos à saúde que a exposição a esse agente químico oferece. Metodologia: Inicialmente, foi feita uma revisão na literatura científica especializada, a qual possibilitou gerar questões objetivas de múltipla escolha, que foram respondidas pelos alunos no início da aula, no intuito de avaliá-los com respeito a seus conhecimentos prévios sobre o tema. Em seguida, foi feita uma palestra sobre o tema, que incluiu a apresentação de um documentário sobre o glifosato. Finalmente, os alunos responderam novamente as perguntas, para que pudessem ser avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos com a exposição. Resultados: Foi notório o aprendizado adquirido com a atividade realizada. Praticamente todos os alunos tiveram melhora do número de acerto das questões após a palestra, evidenciando a falta de conhecimentos básicos sobre o glifosato. Conclusão: Ações como essa contribuem para a conscientização dos estudantes de Farmácia, futuros profissionais que vão atuar na área de saúde, a respeito dos possíveis agentes tóxicos aos quais a população em geral pode ser exposta, diariamente. O objetivo do trabalho foi alcançado, uma vez que os resultados obtidos com a realização da atividade em sala de aula foram satisfatórios.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.