AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DISCENTE QUANTO AO USO DE SOFTWARE SOBRE FARMACOCINÉTICA E CURVA DOSE RESPOSTA NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA PARA ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Brenda Oliveira Uchoa
  • Renata Mayara Dias Pereira
  • Samia Jéssica da Silva Tavares
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge
  • Vilma Lima
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: A monitoria junto à disciplina de Farmacologia para Odontologia é conduzida a partir de Grupos de Discussão (GDs) e atividades lúdicas que facilitam o processo ensino-aprendizagem. Objetivos: Identificar a percepção dos alunos quanto ao uso de software sobre Farmacocinética e Curva Dose Resposta. Metodologia: Foi utilizado o software Pharmatutor® que consiste em um modelo computadorizado do organismo. Neste, visualizou-se o processo farmacocinético a partir de diferentes vias de administração, e reproduzido uma curva dose-resposta. Aplicou-se um questionário sobre a importância da atividade e a capacitação da monitora aos 33 alunos da turma 2019.2. Resultados: A maioria dos alunos (70%) considerou a atividade bastante proveitosa, de fácil abordagem e efetiva para a consolidação da aprendizagem, e 30% atribuíram a atividade parcialmente proveitosa. Apesar de 2% da turma considerarem suficientes apenas aulas teóricas e estudos individualmente, 98% dos alunos, apoiam alguma atividade de monitoria como forma de facilitar a aprendizagem. Neste contexto, 49% dos alunos consideraram importantes as revisões em GDs. Quanto ao uso de atividades lúdicas, como o uso de softwares, 49% atribuíram uma grande importância nesse processo, e destes últimos, 36% ponderaram ser ideal a sua aplicação em conjunto com GDs. Quando indagados sobre a continuidade da prática para futuras turmas do curso, 70% dos alunos consideraram a atividade lúdica muito importante, e 30% ainda sugeriram melhorias. De modo geral, todos os alunos consideraram a monitora solícita para explicar o assunto, esclarecendo as dúvidas. Destes, 91% analisaram que a mesma demonstrou bom conhecimento e, em termos didáticos, transmitiu de maneira simples e tranquila os conteúdos, transparecendo segurança. Quanto ao contexto clínico, 64% conseguiram visualizar a importância do conteúdo para a prática. Conclusão: A atividade lúdica foi importante para a consolidação da aprendizagem. Apoio: PID-UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência