UTILIZANDO O MOODLE NA CORREÇÃO AUTOMÁTICA DE EXERCÍCIOS
Resumo
A avaliação do desempenho do estudante é sempre um desafio árduo para os profissionais da educação. Existem, para esse fim, uma série de metodologias e ferramentas que buscam direcionar a aprendizagem dos estudantes e e simplificar o trabalho dos educadores, principalmente em tarefas rotineiras, como, por exemplo, a correção de exercícios. Felizmente, com a disseminação da tecnologia da informação, a educação tem obtido uma poderosíssima aliada. Nesse sentido, é vital estudar meios de usar a tecnologia a fim de otimizar o uso do tempo e tornar a experiência mais imersiva e interessante ao aluno. O Moodle é uma plataforma de código livre colaborativo voltada à educação que é usada em renomadas universidades ao redor do mundo. Ele disponibiliza vários recursos que possibilitam a criação de atividades, fóruns, enquetes e uma séria de outras funcionalidades para aumentar da interatividade entre alunos e docentes. Além disso, o Moodle conta com uma enorme comunidade ao redor do mundo que desenvolve e dá suporte a funcionalidades existentes, garantindo que a ferramenta esteja sempre e atualizada. Dentre as diversas funcionalidades encontradas no Moodle, destaca-se correção automática de atividades, tais como provas e listas de exercício. Essas correções são feitas de forma instantânea, de modo que o aluno pode visualizar seu desempenho em tempo real. Neste trabalho, analisamos a utilização do Moodle na correção automática de listas de exercícios. O uso do Moodle reduziu consideravelmente o tempo dispendido pelos monitores e docentes na tarefa de correção de exercícios. Além disso, os estudantes relataram que muitas dúvidas eram sanadas com a utilização da correção automática, sem a necessidade de recorrer aos instrutores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.