AS CARACTERÍSTICAS DA LÍNGUA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FASE INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Resumo
Esta investigação se apoiou na abordagem sócio construtivista, e analisou a alfabetização inicial de alunos com deficiência intelectual (DI) matriculados na sala de recurso multifuncional (SRM). A pesquisa também identificou, por meio do uso do software educativo Luz do Saber, as características da língua escrita de alunos com DI; e investigou a relação entre a mediação e a evolução conceitual da língua escrita desses alunos. Participaram da pesquisa 4 professoras do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede municipal de Fortaleza e 8 alunos com deficiência intelectual, cuja idade variava entre 8 e 13 anos, cursando entre o 2º e o 5º ano do ensino fundamental, sendo 6 silábicos e 2 silábico-alfabéticos. O desenho metodológico compreendeu 5 etapas a saber: 1- avaliação inicial do nível psicogenético da leitura e da escrita dos alunos; 2 - seis encontros de formação com as quatro professoras do AEE abordando temas como software Luz do Saber, estratégias cognitivas, mediação pedagógica e leitura e escrita; 3 - dez sessões com cada um dos oito alunos mediadas pelas professoras do AEE por meio do software Luz do Saber; 4 - quatro encontros com as professoras do AEE intercalando as dez sessões em quatro períodos distintos, nos quais eram analisadas e avaliadas as sessões mediadas por elas, com vistas ao aprimoramento; 5 - avaliação final do nível psicogenético da leitura e da escrita dos alunos. Considerando o volume de dados, selecionamos para análise quatro sessões, 1ª, 3, 6ª, 9ª. Concluímos que as mediações das professoras no decorrer do uso do software Luz do Saber contribuíram para a emergência de características mais evoluídas da escrita dos oito alunos participantes, bem como influenciou a evolução conceitual da escrita desses alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.