FADAS, BRUXAS, PRINCESAS E ANIMAIS NOS CLÁSSICOS CONTEMPORÂNEOS
Resumo
No presente projeto, tendo como base as leituras dos clássicos As fábulas de Esopo, Contos da mamãe gansa de Charles Perrault e Contos maravilhosos infantis e domésticos de Jacob e Wilhelm Grimm, foram feitas análises comparativas com algumas obras literárias infantis contemporâneas. Assim, como já defendia Italo Calvino, “um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha dito” (CALVINO, 2016), este projeto visa encontrar os reflexos emitidos desde outrora nas fábulas e contos de fadas no imaginário e no dia a dia dos leitores do século XXI. Para constatar tais resquícios,foi preciso primeiro definir o público alvo dessas histórias: a criança. Porém, o conceito de criança se alterou muito desde a sociedade medieval e hoje, como explica Ariès (2017), já é possível entender que um sentimento de infância existe e por meio dele a compreensão da particularidade da criança em oposição ao adulto. Um segundo ponto de estudo foi a própria estrutura dos contos de fadas, a organização das suas personagens e a moral, no caso das fábulas, como bem esquematiza Coelho (2000). Os livros O lobinho vermelho de Amélie Fléchais e Nove novos contos de fadas e de princesas de Diedier Lévy serviram como material para as análise no que concerne à recepção dos clássicos na mentalidade dos escritores de livros infantis de hoje e à compreensão destes sobre a coletividade infantil. Os resultados sugerem uma mudança radical no caráter moralista e maniqueísta impostos nas obras infantis do passado. Além disso, é possível apreender como essas releituras e adaptações são capazes de transformar o pensamento não só dos pequenos leitores, mas também de seus pais e responsáveis, tornando-os aptos a questionar, entender e respeitar as mudanças culturais, sociais e ideológicas da sociedade, pois é próprio ao homem procurar novos finais para a sua história. Agradecemos ao apoio da UFC, através das bolsas concedidas, para a realização deste projeto.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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