O QUE HÁ DE HERMENÊUTICO NAS ANÁLISES DA LINGUÍSTICA TEXTUAL?

Autores

  • BÁrbara JÉssica dos Santos Amaral
  • Monica Magalhaes Cavalcante

Resumo

Atualmente, a Linguística Textual (LT) brasileira se encontra em reformulação de suas conceituações. Entretanto, o objetivo da LT é bem definido: priorizar o texto, com foco na dimensão das práticas discursivas e interesse principalmente interpretativo (CAVALCANTE; BRITO; CUSTÓDIO FILHO; SILVA, 2016). Eugenio Coseriu, em Textlinguistik: Eine Einführung, afirma que a “linguística do texto stricto sensu é uma hermenêutica” e que sua teoria é uma “teoria da interpretação” (COSERIU, 1980; 2007). Surgiu assim o propósito investigativo de compreender o que há de hermenêutico nas análises da LT. Para tanto, pretende-se: analisar as concepções de Interpretação Textual segundo perspectivas de teorias hermenêuticas e da LT, examinar suas aproximações e divergências e identificar possíveis aportes teóricos entre as duas vertentes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, explicativa e bibliográfica. Propõe-se comparar conceituações sobre interpretação textual segundo a LT e teorias da Hermenêutica, além de confrontar exemplos de análises interpretativas desenvolvidas por ambas. Dos resultados preliminares observou-se que Coseriu (1980) não se refere a nenhuma teoria hermenêutica em particular (PINHEIRO, 2018). Hermenêutica, para o autor romeno, significa “compreensão e interpretação do caráter individual do texto em relação aos outros níveis da linguagem”. Apesar das explicações de Coseriu sobre o uso do termo “hermenêutica”, não evitou a evocação do termo associado à Ciência e Arte que delibera os princípios e métodos para a interpretação dos textos (ZABATIERO, 2007; OSBORNE, 2009). Essa última concepção de Hermenêutica somada à visada lançada por Coseriu para a LT permite a construção de uma analogia: os pressupostos da LT podem atuar como princípios regentes da interpretação dos sentidos; e, da mesma forma, a associação dos critérios de análise aos princípios de textualização podem compor o(s) método(s) utilizado para a compreensão da construção dos sentidos do texto.

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Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica