PTH INTRAOPERATÓRIO COMO PREDITOR DE HIPOPARATIREODISIMO APÓS TIREOIDECTOMIA TOTAL
Resumo
Introdução:A complicação mais comum da tireoidectomia total é o Hipoparatireoidismo. Sua principal causa é uma combinação de fatores intraoperatórios, como trauma mecânico ou térmico, obstrução do fluxo venoso, desvascularização da glândula ou sua remoção inadvertida. A apresentação clínica é variável. O paciente com hipocalcemia sintomática pode apresentar parestesia perioral e/ou em mãos, câimbras musculares, tetania, fadiga, confusão mental, broncoespasmo, convulsões e insuficiência cardíaca congestiva. A forma ativa do paratormônio (PTH) é um polipepitideo com meia vida de 2-4 minutos, devido ao clearance hepático e renal. Essa meia vida curta é útil na dosagem do PTH intraoperatório. Nas tireoidectomias totais, a dosagem do PTH intraoperatório é uma ferramenta promissora para detectar pacientes sob risco de desenvolver hipocalcemia sintomática, permitir alta precoce de forma segura e reduzir a frequência de readmissões. Objetivo: Avaliar os valores de PTH intraoperatório e correlacionar com a incidência de hipoparatireodisimo após tireoidectomia total para estabelecer valor de corte de PTH intraoperatório com elevada sensibilidade e especificidade de predição de hipoparatireoidismo, sintomático ou laboratorial, transitório e permantente. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo observacional analítico; Serão incluídos, de forma consecutiva, pacientes submetidos à tireoidectomia total no Hospital São Carlos no período de novembro de 2017 a março de 2018. Resultados: No estudo foram incluidos 151 pacientes; com a média de idade de 41 anos; variação 17-72 anos;dos pacientes:74 com bócio multinodular; 14 com doença de Graves; 63 com cancer de tireoide. Realizadas 133 tireoidectomias totais e 18 tireoidectomias + lifadenectomias totais. No pós-operatório 36 pacientes(23,8%) apresentaram hipocalcemia sintomatica, tendo em achados de PTH intra-opratorios abaixo de 9 pmol/l coletados 20 min após a cirurgia com sensibilidade e especificidade 92 e 88 respectivamenteDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.