USO DA QUERCETINA NO TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE EXPERIMENTAL NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DE RATOS.
Resumo
Os benefícios à saúde dos flavonoides, incluindo a quercetina (QT), têm despertado o interesse científico devido a suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Objetivou-se com esse trabalho avaliar os efeitos do uso da QT no pré-tratamento da AR na ATM induzida por mBSA em ratos. Para isso, ratos Wistar machos (200-250 g) foram sensibilizados com injeções subcutâneas no dorso contendo emulsão com mBSA e Adjuvante Completo de Freund/Adjuvante Incompleto de Freund. Para a indução da AR na ATM foram administradas três injeções intra-articulares de mBSA (1 injeção/semana). Nos grupos com pré-tratamento, QT nas doses de 25, 50 e 100 mg/kg foram administradas, via intraperitoneal, 30 minutos antes de cada injeção intra-articular. Os animais foram eutanasiados 24 horas após a indução da AR. Foi realizado avaliação da hiperalgesia mecânica através do Von Frey eletrônico; avaliação da variação de peso corporal; análise histopatológica da ATM e tecidos periarticulares e contagem total de leucócitos no líquido sinovial. Os dados foram submetidos à análise estatística. O limiar nociceptivo dos animais artríticos sem tratamento reduziu significantemente, enquanto que o dos animais artríticos pré-tratados com QT permaneceu igual ao controle. Não houve variação significativa de peso ao longo da indução da AR entre os grupos experimentais. O grupo AR apresentou intenso infiltrado inflamatório, formação de pannus, elevado espessamento da membrana sinovial e intenso dano à cartilagem articular. Nos grupos pré-tratados com QT foi observado discreto infiltrado inflamatório, preservação do espaço intra-articular e aspecto de normalidade da cartilagem articular. O líquido sinovial dos animais do grupo AR apresentou significativo aumento do número total de leucócitos (p< 0,0001), enquanto que os dos grupos tratados com a quercetina apresentaram valores estatisticamente iguais à normalidade. Conclui-se que a QT apresenta um potencial anti-artrítico nesse modelo experimental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.