BRINCANDO DE SER CHICO: OS PERCURSOS DA ARTE DE CHICO DA SILVA

Autores

  • Thaina da Silva Mota
  • Saulo Moreno Rocha
  • Graciele Karine Siqueira

Resumo

O projeto “Brincando de ser Chico: os percursos da Arte de Chico da Silva” se caracteriza como produto final das atividades desenvolvidas e pensadas durante a atuação do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC no ano de 2020 e é fruto das discussões feitas principalmente sobre a vida e a obra do artista Francisco Domingos da Silva. Como proposta central, o presente trabalho destaca a elaboração e a introdução de um jogo interativo nas ações educativas do Museu abordando a temática citada, inspirado em um jogo popular chamado “Ludo”. Assumindo o caráter crítico-reflexivo sobre o repertório artístico de Chico, o projeto fomenta a interação ativa entre o público infanto-juvenil e o Museu de forma que a ação mediadora torne possível a corporificação da experiência pelo visitante, dialogando diretamente com o ato de brincar. O objetivo do projeto visa a inclusão do jogo como instrumento educativo a ser trabalhado dentro do espaço físico do Museu (de forma inicial), compreendendo a relevância da recepção qualitativa do público alvo, de forma a explorar as potencialidades das visitas mediadas e das formas de brincar e aprender no Mauc. A ideia do lúdico se apresenta como uma discussão emergente na contemporaneidade dos museus, pontuada a partir de uma base teórica que pensa a importância da relação existente entre Arte/educação. Levando em consideração o papel do Mauc como importante equipamento cultural no estado do Ceará e que recebe diariamente um grande fluxo de visitantes em idade escolar, a inserção do jogo educativo se apresenta como ferramenta possível dentro do circuito expositivo e também prevê novos olhares sobre a construção dos sentidos e dos saberes que valorizem a arte do grande artista naif, Chico da Silva.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio