CONSCIÊNCIA CORPORAL: UMA FERRAMENTA PARA A DOCÊNCIA HUMANIZADA

Autores

  • Jessica de Oliveira Santos
  • Robson Carlos Loureiro

Resumo

A formação por meio virtual Corpo e Docência, vinculado ao programa de Tecnodocência na Universidade Federal do Ceará, foi concebido, desenvolvido e ministrado pelas discentes dos Cursos de Dança da UFC – Jéssica Oliveira e Isabella de Lima - supervisionadas pelo Prof Dr. Robson C. Loureiro. As discentes decidiram e realizaram as transições didáticas dos materiais e a aplicação da estrutura do curso no formado EaD. A pesquisa apresentada nesse resumo visa refletir sobre a importância de trabalhar a conscientização corporal do docente para atuar em sala de aula. No decorrer do curso foram propostos exercícios práticos e teóricos para observar as relações que cada docente possui com seus corpos e com os de seus alunos, além disso, foi observado também ao fim do curso as possíveis mudanças que ocorrem nesse processo de auto descobertas. Observou-se a construção da ideia do processo de um possível empoderamento em sala de aula conectado à exercícios de consciência corporal, conhecimento da história do indivíduo, práticas de autoconhecimento, auto aceitação e até mesmo de auto estima. Para esta edição dos Encontros Universitários, compartilhamos um recorte do trabalho feito pelo curso,apresentando as possibilidades de se desenvolver esses processos para professores e alunos e a relevância desta temática para a formação mais humanizada e consciente de docentes e discentes com reflexo direto nas relações docentes e discentes em prol de um avanço no ensino, aprendizagem e avaliação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio