CORPO NA DOCÊNCIA – PROPOSTA DE CURSO REMOTO DE FORMAÇÃO.

Autores

  • Isabella de Lima Nantua
  • Luciana de Lima
  • Robson Carlos Loureiro

Resumo

Este trabalho objetiva descrever o curso de formação de consciência corporal como ação empreendedora relacionada à formação docente universitária melhorando as condições corporais, posturais e a relação com o próprio corpo. A criação deste curso se pauta no fato do corpo e da consciência corporal serem considerados “ferramenta de trabalho” de docentes. A falta de discussão sobre os corpos acarreta o “mau uso”, as “más posturas” e problemas que impactam na docência. Daí a necessidade de espaços para se discutir e propor trabalhos posturais. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência de uma professora monitora, aluna de graduação do curso de licenciatura em dança. Estas observações se deram em um curso virtual remoto realizado entre agosto e novembro de 2020. Participaram docentes da Universidade Federal do Ceará. A formação foi oferecida de forma remota por meio de ambiente virtual de aprendizagem. A coleta de dados se realizou a partir de observações da professora durante as interações em fóruns no período de aproximadamente 4 meses. As interações registradas nestes, a partir de perguntas mobilizadoras e das respostas dos docentes, geravam novas interações e comentários sempre lidos e respondidos. A partir dessa leitura emergiam novos pontos gerando novas perguntas e novos conteúdos. Percebeu-se que os participantes do curso não atenderam às expectativas de interação e de participação nas ações propostas durante o período de formação. Esses fatores indicam problemas na escolha de material que não motivou os cursistas ou por falha nas ações de mobilização durante as atividades e as interações ocasionando falta de participação dos docentes matriculados. Pretende-se dar continuidade à presente pesquisa e oferta deste tipo de formação criando espaço à prática de empreendedorismo virtual de atividades fundamentando as formações docentes por meio de ações meta educacionais, isto é, ações que não estão diretamente associadas as formações tradicionais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio