CULTURAS POPULARES NAS ESCOLAS DO CEARÁ E NO MAUC: DIÁLOGOS E POTENCIALIDADES.

Autores

  • Clotilde Mariana Campos Santos
  • Saulo Moreno Rocha
  • Raissa Freitas Alves
  • Graciele Karine Siqueira

Resumo

O Museu de Arte da UFC (Mauc) possui grande relevância na constituição da memória acerca da cultura popular regional, a partir das coleções que integram o acervo de obras de tradição popular, tais como: álbuns xilográficos, cordéis, ex-votos, esculturas de madeira e barro, entre outras peças que nos religam ao cenário cultural partilhado entre o sertão e o litoral dos estados da região Nordeste. Nesse sentido, o Núcleo Educativo, por meio das mediações das exposições e da promoção de oficinas e cursos, cria pontes a partir do acervo musealizado exposto, por meio da troca dialógica entre o público e o museu, buscando fomentar a reflexão sobre as manifestações culturais do Ceará e dos estados vizinhos. O trabalho apresentado tem por objetivo desenvolver uma cartilha ilustrada que contribua com o ensino das artes populares nas escolas cearenses e que se relacione com o acervo de cultura popular do Mauc. A temática será discutida com base na bibliografia selecionada para consulta, uma pesquisa exploratória nos materiais didáticos utilizados nas instituições de ensino, e no levantamento de dados e diálogos com professores(as) parceiros(as) por meio da aplicação de um formulário, visando compreender a dinâmica das questões que envolvem a cultura popular no contexto escolar. Através do formulário, objetivamos conhecer as dificuldades enfrentadas, os recursos e as estratégias utilizadas para o trabalho da temática nas escolas e das potencialidades dos encontros entre museu, instituições escolares e docentes. Por meio das sugestões e críticas enviadas, pretende-se construir a cartilha e, através dela, favorecer a ampliação das possibilidades de ensino-aprendizagem por meio dos bens musealizados, contribuindo efetivamente para a formação de estudantes, promovendo o acesso às múltiplas manifestações culturais populares e fortalecendo os usos pedagógicos do acervo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio