DESCOBRINDO O MAUC ATRAVÉS DO TOQUE

Autores

  • Adrielly de Fatima Rodrigues Lima
  • Natyelle Martins da Silva
  • Saulo Moreno Rocha
  • Graciele Karine Siqueira

Resumo

O Museu de Arte da UFC - Mauc como um ambiente educativo, necessita ressignificar seu espaço e suas atividades para tornar o museu ainda mais inclusivo, atendendo portanto às necessidades especiais de seus visitantes. Dessa forma, este trabalho visa apresentar a importância e o processo de confecção de um livro tátil para o público infantil que possui deficiência visual e baixa visão, utilizando-se do braille para narrar a história do surgimento do museu e de materiais que possibilitem o relevo presente no livro, que terá releituras de artistas que foram importantes para a criação do Mauc. Diante disso, o trabalho tem por objetivo principal produzir um livro tátil que atenda as necessidades de crianças com deficiência visual e baixa visão, onde o livro possa despertar outros sentidos, podendo dialogar com obras presentes no acervo do Mauc e incentivar o gosto pela leitura, além de colaborar para o processo de reflexão e conhecimento. A metodologia utilizada para este trabalho é de ordem exploratória explicativa, onde fez-se uso de bases de dados presentes no Portal da CAPES e levantamento de obras presentes no acervo do Mauc. Além disso, para a confecção do livro tátil, foi necessário fazer o levantamento de materiais para produzi-lo, elaborar uma história infantil, fazer releituras das obras e transcrever para o braille. O resultado alcançado com a confecção do livro tátil - Descobrindo o Mauc através do toque foi um livro construído predominantemente com releituras de obras em feltro e escrita em braille, onde amplia a participação dos visitantes a partir de uma perspectiva mais inclusiva, gerando mais interação entre as obras do museu. Dessa forma, o livro serve para despertar outros sentidos a fim de dialogar com as obras presentes no Mauc, gerar reflexões e conhecimento, além de incentivar o gosto pela leitura.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio