INOVEDU: UMA 'SPINOFF' DA UNIVERSIDADE PARA O MERCADO

Autores

  • Wallison Gama Assuncao
  • Michael Dhyani
  • Adely Ramos
  • Lívia Torres
  • Patrik Luiz Pastori

Resumo

INOVEDU nasceu dentro do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade Federal do Ceará. Os idealizadores participavam de um projeto interno do CEMP denominado “Sensibilizando” e a partir dessa vivência, foi possível detectar uma oportunidade de mercado na área da educação empreendedora. Assim, a plataforma digital da INOVEDU foi criada para transmitir e levar a educação empreendedora para profissionais que querem se aprimorar no tema empreendedorismo e também para atender os profissionais que produzem os treinamentos. Durante a trajetória de desenvolvimento da 'spinoff' foi dada a oportunidade de ingressar no programa de bolsas PIBI-UFC, o que permitiu o ingresso de bolsistas para desempenhar funções não desempenhadas anteriormente, como programação, o que possibilitou focar em outros aspectos como desenvolvimento da metodologia para criação de treinamentos. Essa metodologia criada baseia-se em 3 pilares: Conteúdo, marketing e produção. Para o conteúdo, realiza-se levantamentos de tópicos que serão abordados nas aulas e materiais complementares, além de desenhar o modelo das aulas desde a comunicação ao fornecimento de exemplos práticos. Para o pilar marketing, inicia-se pela definição do nicho do mercado às estratégias que serão utilizadas do pré ao pós-lançamento do curso. Na produção, constroem-se os roteiros, cenários, pré-produção, edição e confecção de conteúdos para divulgação. A INOVEDU já validou o seu MVP - a plataforma para distribuição dos treinamentos 'online' - assim como já produziu e disponibilizou conteúdo. Nesse período de existência, foi possível aprender com os erros e usar esse aprendizado para o aprimoramento do produto e da metodologia. Por fim, busca-se melhorar a experiência do usuário na plataforma, além da busca por investimentos visando a construção de um espaço físico para gravação dos treinamentos e da aplicação de novas metodologias de mercado para criação de novos produtos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio