REALIDADE VIRTUAL E INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE STREET VIEW NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Lucas Souza Marques
  • Maria Ariane Cardoso da Rocha
  • Danielle Gonzaga da Silva
  • Luciana de Lima

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados de discussão, realizada em curso a distância ofertado pelo laboratório de Tecnodocência, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2020.1, sobre possibilidades de utilização da Realidade Virtual (RV), a partir do Google Street View, em práticas docentes. Apesar de não ser recente, a RV é pouco direcionada para atividades escolares. Muitas vezes, é necessário recorrer a aplicações não pedagógicas, o que requer estratégias de adaptação. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de Estudo de Caso. O módulo do curso em destaque teve como proposta inicial discutir, com professores da UFC, a utilização da RV para práticas inovadoras. O curso se estendeu para docentes de outras instituições, principalmente em municípios do Ceará. Os dados foram coletados das mensagens de discussão enviadas pelos professores para a plataforma do curso. Analisaram-se dois aspectos: as possibilidades de uso e as dificuldades elencadas. Os docentes relataram que a RV, inserida em suas práticas, pode ser um recurso inovador. Verificou-se que os professores que demonstraram possibilidades para o uso ministram disciplinas afins à aplicação ou compreendem que podem contextualizar conteúdos mais teóricos ao cotidiano dos alunos. Os que relataram não visualizarem a usabilidade foram os que ministram disciplinas com conteúdo menos favoráveis à espacialização e que não conseguiram contextualizar suas atividades com práticas cotidianas relacionadas, considerando tratar-se de aplicação que envolve paisagens realísticas. Além das dificuldades quanto ao emprego da aplicação, foram relatadas problemáticas estruturais, como ausência de equipamentos e de internet. Pretende-se dar continuidade à pesquisa a fim de identificar semelhanças com a teoria da Aprendizagem Significativa nas postagens dos professores que identificaram possíveis atividades a serem realizadas, de modo a refletir como esta teoria pode auxiliar em práticas inovadoras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio