RESUMO DE DESENVOLVIMENTO DA STARTUP HELPUS NO PROGRAMA PIBI

Autores

  • Weydla Alves da Silva Rocha
  • Breno Gonzaga de Carvalho
  • Adrianna Mirla Oliveira Silva
  • Venicio Gleison Chaves de Oliveira

Resumo

A ‘HelpUS: uma ferramenta de mão dupla’ foi criada pensando em levar praticidade e conforto na hora da escolha de um presente. O objetivo da ferramenta é oferecer indicações personalizadas com base nas características inseridas pelos usuários, sendo possível a busca de produtos para si mesmo ou para presentear um amigo. Também visando o lojista, a HelpUS procura impulsionar as vendas através da plataforma, dando visibilidade à loja e fazendo a ligação entre o cliente e o lojista. Para entender melhor a problemática e iniciar o processo de validação da solução, realizamos uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com o auxílio de formulários online entre possíveis usuários da aplicação e possíveis clientes, além de entrevistas presenciais em lojas. Na validação levantamos os fatores considerados importantes na hora de presentear alguém (usuários) e as dificuldades em administrar empresas em plataformas online (comerciantes). Para melhor verificação foi realizado entrevistas presenciais com 50 lojistas das cidades de Quixadá, Morada Nova e Mombaça. De acordo com o resultado dessas pesquisas concluímos que 72% dos usuários têm dificuldade em saber o que o presenteado gostaria de ganhar e 24% apresentam outras dificuldades como a falta de tempo para pesquisar preços e lojas. Entre os lojistas, 80% sentem dificuldade na administração das suas lojas no que diz respeito a vendas online. Desse modo, podemos concluir que cada passo foi fundamental para a nossa aprendizagem, o que nos trouxe a todos os passos dados até o presente momento. Seguiremos com as validações do nosso protótipo mobile, tornando-o funcional. Pretendemos criar um MVP (Mínimo Produto Viável) a fim de testarmos o papel principal da ferramenta, que é a indicação de produtos personalizados, e assim pretendemos em pouco tempo começar a atuar no mercado regional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio