SERVIÇO DE ATUALIZAÇÃO DA PLATAFORMA LATTES: EMPREENDEDORISMO NO MEIO ACADÊMICO

Autores

  • Luina Benevides Lima
  • Raquel Carvalho Montenegro

Resumo

A Plataforma Lattes foi criada em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de reunir as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições de todo o País. Desde então, se difundiu bastante no meio acadêmico, sendo bastante utilizada por estudantes e/ou profissionais que desejam ingressar ou que já estão construindo uma carreira acadêmica. Porém, devido à ampla gama de informações que podem ser adicionadas na Plataforma, muitos dos seus usuários têm dificuldade no momento do seu preenchimento. Com base nisso, a servidora e aluna de doutorado presta, desde 2014, o serviço de atualização de currículos da Plataforma. Porém foi apenas em 2020 que decidiu criar um perfil no Instagram para divulgação (@atualizandolattes). A divulgação na rede social Instagram possibilitou maior visibilidade ao serviço, de forma que, no segundo semestre de 2020, a aluna foi contratada para 93 atualizações de currículos Lattes. Os contratantes do serviço de atualização pertenceram majoritariamente aos seguintes Estados: Ceará (61%); Maranhão (13%); Espírito Santo (10%), Paraná (3%) e São Paulo (3%). Também em 2020, a aluna lançou o e-book Guia de preenchimento do currículo Lattes, já tendo vendido, até o momento, 29 exemplares. Além disso, foi convidada a palestrar sobre a plataforma Lattes no II Encontro de Mulheres Cientistas, promovido pela Organização Woman Think Science e a promover o curso “Descomplicando o currículo Lattes” pela Sociedade Cearense de Pesquisa e Inovação em Saúde (SOCEPIS) que contou com 418 inscritos de diversos Estados do Brasil. Dessa forma, almeja-se divulgar cada vez mais o serviço de atualização do Currículo Lattes para professores e alunos de diferentes universidades do Brasil, além de ministrar mais palestras e cursos informativos sobre a Plataforma Lattes, beneficiando profissionais de diversas áreas de atuação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio