VÍDEOS DIDÁTICOS COMO INOVAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DOCÊNCIA-TECNOLOGIA

Autores

  • Maria Ariane Cardoso da Rocha
  • Lucas Souza Marques
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Danielle Gonzaga da Silva
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo é analisar os vídeos utilizados durante o curso “Estudando com as Tecnologias”, ofertado pelo Instituto Universidade Virtual (IUVI) em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) em 2020, no Ambiente Solar. A fim de se compreender as características dos materiais audiovisuais abordados durante o curso, bem como a recepção dos estudantes a estes recursos pedagógicos, a pesquisa de caráter descritivo utilizou-se do método de relato de experiência. A unidade de análise é formada por 35 vídeos disponibilizados como material de apoio para atender a 330 alunos participantes do curso composto por 18 fóruns de assuntos diversos pautados nas diferentes formas que os alunos podem utilizar as tecnologias digitais para estudar e aprender em meios acadêmicos. Foram obtidas 3 categorias: vídeos tutoriais (54%), videoaulas (40%) e vídeos instrucionais (6%). O material didático analisado foi positivamente recebido pelos estudantes do curso, onde foram considerados o tipo de material com maior retorno dos comentários nos fóruns. O caráter comunicativo dos vídeos apresentados demonstrou ser uma alternativa viável para aulas remotas. Diante da demonstração de um processo técnico, foi avaliado positivamente pelos estudantes, auxiliando-os com informações que consideraram úteis para o desenvolvimento do trabalho acadêmico. No caso dos conteúdos vinculados às videoaulas, os alunos se manifestaram de maneira menos expressiva, considerando os conteúdos e o formato de apresentação interessantes. Constatou-se, portanto, que os vídeos tutoriais em situação de docência virtual apresentam maior receptividade pelos alunos, desde que inseridos no contexto em que possam criar e desenvolver seus próprios materiais digitais. O presente estudo pretende servir como base de dados para futuras investigações a respeito das tecnologias digitais e sua aplicação na docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio