PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Davi Tomaz de Castro
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral
  • Sandra Maria dos Santos
  • Maria Elias Soares

Resumo

A internacionalização no contexto do ensino superior tem sido uma estratégia basilar na adaptação aos novos arranjos globais, fomentada pela dinâmica da competitividade que estimula a produção de conhecimento, inovação e desenvolvimento de tecnologias em um ritmo cada vez mais acelerado. Por considerar a compreensão desse fenômeno essencial ao ambiente educacional, sobretudo no ambiente universitário, este artigo promove uma visão panorâmica sobre a internacionalização em instituições de ensino superior brasileiras a partir da análise de metadados das bases Web Of Science, Scopus, Portal de Periódico da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scielo, de acordo com a abordagem teórica de Knight (2004, 2008). Os resultados apontam que o Brasil possui uma produção crescente nessa temática e os principais construtos abordados nas pesquisas brasileiras referem-se às estratégias acadêmicas conexas aos programas acadêmicos, pesquisa e colaboração acadêmica, relações externas (domésticas e transfronteiriças) e às estratégias organizacionais voltadas à governança, operações e serviços. Todavia, este estudo apontou carências de trabalhos voltados às atividades extracurriculares e à gestão de recursos humanos (sobretudo o papel dos servidores técnico-administrativos em educação), bem como a relação da internacionalização universitária com as atividades artísticas, esportivas e culturais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação