ARTE + COMPUTAÇÃO: AVALIANDO ALGORITMOS PARA TRANSFERÊNCIA DE ESTILO

Autores

  • Tiago CaÚla de Oliveira Maia
  • Lucas Queiroz Alcantara
  • Rafael Augusto Ferreira do Carmo

Resumo

Avanços tecnológicos advindos da chamada aprendizagem de máquina, particularmente os recursos atrelados a redes neurais, buscam reproduzir a forma de pensar da mente humana utilizando-se das conhecidas inteligências artificiais. Sendo assim, tais avanços têm permitido a criação de algoritmos capazes de transferir estilos em diferentes peças gráficas, como em imagens, vídeos e até jogos digitais. Tais algoritmos visam automatizar processos de identificação, extração e aplicação de estilos originais de determinados artistas num espectro bastante amplo de imagens, incluindo desde outras obras de arte até sprites de jogos digitais, por exemplo. Com base no estudo e no uso desses algoritmos e suas aplicações, o projeto “Transferência Neural de Estilo como Adaptação Narrativa em Jogos Digitais”, apoiado pela Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará, vem desenvolvendo trabalhos acerca da conceituação e da aplicação da transferência neural de estilo, trabalhando conceitos, tecnologias e técnicas específicas que buscam experimentar e discutir sobre os resultados visuais obtidos. Para tanto, já foram criados exemplos práticos, totalmente automáticos ou passivos de interação por usuários, elaborados por alunos e professores participantes do Projeto, abordando soluções que compreendem desde programas acessados via linhas de texto e aplicações para dispositivos móveis até um website e com interação direta com o grande público através de uma conta no serviço online Instagram. Dados os resultados atuais, particularmente aqueles oriundos da integração do Projeto com a comunidade em geral, já se vislumbra a continuação dos esforços, incluindo o estudo de novos algoritmos e outras obras (de origem e de destino), sempre mantendo uma visão crítica quanto aos reais empregos da transferência de estilos como mediadora de possibilidades construtivas e criativas, considerando tanto o cunho artístico quanto computacional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Cultura Artística Online