CIRCUITO UFC ARTE: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA A PROMOÇÃO DA ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Renata Vitoria Linhares Ximenes
  • Lívia Gabrielle Regis
  • Lady Dayana Silva de Oliveira

Resumo

Com o advento da pandemia, nossas rotinas tiveram que mudar para se adaptarem às novas condições e com o projeto Circuito UFC Arte não foi diferente. O projeto realizava atividades presenciais na capital e no interior, buscando promover a arte em todas as suas formas, circulando pelos ambientes da universidade para ir ao encontro da comunidade acadêmica e público externo. Tendo como base o conceito da professora universitária, José Van Dijck (2018), ao definir uma sociedade da plataforma, podemos ver que o uso das redes sociais não se tratam apenas de novas formas de intermédio e tráfego de dados, como também uma reorganização da sociabilidade e a instituição de novas relações. A partir disso, pudemos trazer como objetivo principal uma produção de conteúdo que conseguisse atingir o maior público possível, sendo observados dados quantitativos, ofertados pelas próprias plataformas utilizadas (Instagram, Facebook, E-mail e Youtube) e dados qualitativos, ouvindo feedbacks a respeito dos conteúdos produzidos. O projeto se concentrou principalmente no Instagram, onde pudemos observar uma maior facilidade de contato com o público. Foram produzidos conteúdos diários, denominados editoriais, que tratavam sobre equipamentos culturais do Ceará, personalidades artísticas cearenses, indicações de atividades culturais remotas, atividades artísticas na universidade e projetos da universidade voltados para a arte. Através do Instagram também foram realizadas transmissões ao vivo (lives) para garantir a continuidade do Circuito UFC Arte, com a participação de artistas do estado para mostrarem seus talentos para o público. Ao final das lives, os vídeos foram publicados no canal oficial do YouTube da Secult-Arte/UFC, para o acesso livre a qualquer horário. Dessa forma, fica nítida a importância da flexibilidade em diferentes plataformas, garantindo o acesso da cultura a diferentes públicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Cultura Artística Online