LABORATÓRIO MIDIADANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Matheus Costa Lima
  • Paulo Sergio Caldas de Almeida

Resumo

O ano de 2020 trouxe inúmeras dificuldades para o meio acadêmico, sobretudo para cursos que demandam contato físico, vivências e trocas entre pessoas de modo presencial, como é o caso dos cursos de Dança da UFC. A adaptação do projeto para que funcionasse remotamente se deu de forma descomplicada. No início, o coordenador solicitou que os colaboradores dividissem suas funções e fiquei responsável pela área de Design Gráfico, além da produção de relatórios mensais. Contei com a ajuda de colaboradores para me familiarizar com o Canvas, programa online utilizado para produção dos e-flyers dos eventos. Comecei a desenvolver meus próprios estilos visuais. Consegui entregar todos os e-flyers nos prazos e, como parte das minhas funções, editei legendas e postei os conteúdos no perfil do Midiadança do Instagram e Facebook. Me candidatei como voluntário para a comissão de seleção de videodanças para o Festival de Videodança dança em foco. Assistimos aos vídeos recebidos pelo festival e os utilizamos como base para os nossos debates. Ao entrarmos em discussões sobre a produção do Projeto POGO DANÇA, pude relacionar-me com a realização de uma videodança de modo mais aproximado. Em um momento em que a palavra “aglomeração” tornou-se tão negativa, conseguimos transformá-la em algo positivo, agora de modo virtual. Ao final, realizamos a Mostra Universitária Ibero-Americana de Videodança que seria transmitida apenas pelo site, no qual me responsabilizei pela adaptação da plataforma para o evento depois de ter aprendido a utilizar a ferramenta com o técnico dos cursos de Dança. Porém, a Mostra foi exibida em lives apresentadas pelos curadores, em seis dias consecutivos, durante a segunda semana de dezembro. Atuei na área do design gráfico e também na curadoria e na apresentação dos programas durante dois dias. Por fim, fiquei responsável pela produção do relatório final, que entregamos dentro do prazo estabelecido pela Secult-Arte.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Cultura Artística Online