MEDIAÇÃO DIGITAL: COMO VIABILIZAR EXPERIÊNCIAS À DISTÂNCIA?

Autores

  • Ana Leticia Cacau Leite
  • Francis Wilker de Carvalho

Resumo

O Palco de Giz é um projeto sediado no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa) que atua para a formação de espectadores na rede pública de ensino através de ações pedagógicas de mediação no ambiente escolar. Devido à pandemia, a formação das bolsistas-mediadoras foi realizada por meio de reuniões online e as ações de mediação foram executadas de forma remota em parceria com o projeto Escolas Criativas, do município de Jijoca-CE. O objetivo primordial foi formular ações de mediação síncronas e assíncronas para adaptar as artes da cena e seus debates, bem como perceber como poderia melhor se dar a dimensão relacional da experiência no universo digital. Partimos do conceito de experiência de Jorge Larrosa (2002), que aborda o seu poder de transformação sobre todos os agentes que participam de um encontro genuíno. Buscamos compreender como poderíamos estabelecer relações de afeto e aprendizagem através das plataformas virtuais. Para tanto, trabalhamos com uma versão audiovisual do espetáculo Tudo ao Mesmo Tempo Agora. Um traço latente da obra é a reflexão sobre o projeto de vida da personagem e a ligação afetiva da mesma com os alimentos que preparava, como se fossem uma receita de si mesma. Optamos por esses ganchos narrativos para propor atividades à distância, guiando a reflexão dos jovens para suas memórias e a ligação afetiva com diversas receitas, bem como para a noção de identidade e projeto de vida. As mediadoras foram divididas entre as turmas de nono ano das escolas e inseridas nos respectivos grupos de WhatsApp, onde atuaram com o apoio dos professores de Arte. A partir dessa experiência pedagógica, percebemos o quanto o ensino de Arte pode nos ajudar a conhecer a nós mesmos, a expressar nossa potência criativa, a desenvolver a reflexão crítica, a refletir sobre as feridas sociais, a ampliar repertórios culturais e estéticos, contribuindo para a transformação da vida cotidiana de crianças, jovens e adultos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Cultura Artística Online