O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO TEATRO-PÚBLICO

Autores

  • Vitoria Rodrigues da Silva
  • Francis Wilker de Carvalho

Resumo

A interatividade, segundo Alejandro Rost (2014), é uma das características essenciais da comunicação na Web, que vai além do jornalismo digital. É também um conceito ponte entre o meio e os leitores/utilizadores, porque permite abordar esse espaço de relação entre ambas as partes e analisar as diferentes instâncias de seleção, intervenção e participação nos conteúdos. Durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno vinculado à Universidade Federal do Ceará suspendeu suas atividades presenciais. Surgiu então o desafio de aproximar o teatro do seu público através da internet. A primeira ideia foi montar linhas editoriais: “Tupa Indica”, “Quem É” e “Radar Teatral” (semanais) e o “Tupa em 1min” (quinzenal). A principal estratégia utilizada foi montar um calendário por mês e dividir a responsabilidade de pesquisa do conteúdo entre as bolsistas que atuam no teatro universitário da UFC. Como bolsista de jornalismo, pude contribuir com o aperfeiçoamento dos textos produzidos por meio da realização de entrevistas com as pessoas retratadas ou fontes que conhecessem sua história (para personagens in memorian), na linha "Quem é". Com o processo de correção dos textos pelos coordenadores, melhorei minha escrita ao longo do ano e pude aprimorar os textos para o site e as legendas das postagens do Instagram, deixando-as objetivas, porém trazendo um toque do mundo teatral. Ademais, as linhas editoriais foram além do objetivo de manter o contato com o público, tornando-se meio de divulgação de artistas e coletivos da cidade e como espaço formativo para estudantes e apreciadores de teatro. Ao todo, a ação gerou 36 posts e 6 vídeos das linhas, que, somadas, atingiram um índice de alcance de 15.043 seguidores, 2.115 curtidas e 178 comentários.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Cultura Artística Online